Especialista em soluções de automação para imobiliárias  
Informativos
 
Backup - A segurança de seus dados, dicas e sugestões
 
 

BACKUP - A SEGURANÇA DE SEUS DADOS

BACKUP é uma cópia exata de um programa, disco ou arquivo de dados, feita para fins de arquivamento ou para salvaguardar arquivos importantes na eventualidade de que a cópia ativa (original) seja danificada ou destruída.

Uma falha técnica nos computadores ou uma simples distração do operador podem causar muito transtorno. E este transtorno será bem maior se a empresa não se precaver. Criar cópias de segurança é uma das técnicas mais eficazes para recuperação de dados perdidos ou danificados (e normalmente envolve custos baixos). A função dos programas de BACKUP nada mais é do que copiar para outro local os dados que o usuário julgar importantes.

Porém, poucas empresas levam o BACKUP a sério. Geralmente, só tomam consciência da necessidade desse mecanismo de segurança depois que algum desastre acontece. E a lista de acidentes é vasta. Inclui desde o dano físico na unidade de disco rígido - HD - até roubo, sabotagem e tragédias naturais. Sem falar em vírus. O grau de paranóia já aumentou - Pois então saiba: o risco de ser vítima de um acontecimento desse tipo é absolutamente desnecessário. Os custos já deixaram de ser proibitivos. Já é possível encontrar opções em equipamentos e programas adequadas ao orçamento de pequenas empresas e escritórios domésticos. Alternativas de programas desse tipo são muitas; os próprios sistemas operacionais (Windows) oferecem recursos para gerar backups, mas vários produtos foram desenvolvidos visando maior eficiência ou funcionalidade.

Uma outra opção é fazer a compactação de seus dados através de programas de compactação como o WinZip ou PkZip. Este tipo de programa utiliza um nível de compressão de dados, onde os dados são compactados.

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO

Volume de dados a ser copiado, disponibilidade de tempo e dinheiro a serem investidos, metodologia de BACKUP, plataforma e configuração do sistema definem qual dispositivo de armazenamento é mais adequado. Discos flexíveis (disquetes) são indicados para pequenas quantidades de dados; discos rígidos são mais rápidos, mas devem preferencialmente estar instalados em um computador diferente daquele que contém os dados originais.

Em ambientes de rede surgem necessidades específicas; há programas de BACKUP orientados a esses ambientes que diferenciam funções de servidor e cliente. Grandes sistemas, que precisam criar cópias on-line, podem utilizar alternativas de hardware, que duplicam qualquer dado gravado.

DICAS PARA BACKUP

- Elabore uma estratégia para organizar os backups. O acúmulo indiscriminado de discos, além de aproveitar mal estes recursos, dificulta o acesso a informações das quais você possa vir a precisar.

- Mantenha mais de um conjunto de discos para efetuar as cópias e façam rodízio destes conjuntos.

- Além dos conjuntos de backups recentes, é bom manter um completo sem ser modificado por alguns meses. Você poderá necessitar de um arquivo que não esteja presente em nenhuma das últimas cópias.

- Identifique os conjuntos de BACKUP.

- Não mantenha todas as suas cópias guardadas em um único lugar. Dessa forma, no caso de roubo, incêndio ou inundação, terá condições de pôr a empresa em funcionamento da noite para o dia.

- Faça BACKUP dos seus arquivos. Já!

A maneira como vai ser efetuado o BACKUP é escolha do usuário, porém a importância das cópias de segurança deve ser levada em conta na hora da escolha da ferramenta certa.

O mais importante é que seus dados estejam protegidos, pois é sempre bom lembrar que acidentes podem acontecer e dados importantes são passíveis de perdas irreparáveis.

Qualquer dúvida, por favor entrar em contato conosco.

Atenciosamente

Suporte Técnico

 
 
Desde 1993 © Soft-Imóveis Informática – Todos os direitos reservados.